Sobre o Setor Braille

O Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, atende pessoas com deficiência visual parcial e total, buscando orientá-las em pesquisas e estudos, possibilitando o acesso à informação e literatura através de livros acessíveis (audiolivros e em Braille) e facilitando sua inserção cultural e social.

O acervo é composto por literatura infantojuvenil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, livros informativos e obras de referência. Ao todo, o Setor Braille possui aproximadamente:
• 1600 títulos impressos em Braille, somando cerca de 6100 volumes;
• 2000 audiolivros de literatura brasileira e estrangeira e 200 da área de direito.

Atualmente, cerca de 550 leitores cadastrados utilizam os serviços de empréstimo domiciliar, que conta com livros transcritos para o Sistema Braille, para acesso tátil, audiolivros, gravados com fala e estruturados de forma a facilitar a navegação compostos por arquivos de som no formato MP3, e filmes com audiodescrição, filmes que possuem narração descritiva das cenas reproduzidas.

O acervo é constituído por livros adquiridos por meio de doação de instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual e, também, por produções em Braille de obras literárias realizadas no próprio Setor.

O espaço dispõe de um estúdio onde são feitas as gravações dos audiolivros, em geral literários. Também disponibiliza acesso à internet por meio de computadores com sintetizador de voz (JAWS) para as pessoas cegas; ampliador de tela (MAGIC); lupa eletrônica para leitores com baixa visão; linha braille, scanners acessíveis e leitor digital.


Atividades:

São desenvolvidas atividades de incentivo à leitura, como a Hora do Conto e da Leitura, o Café com Poesia, o Tempo para Ler e o Clube de Leitura; cursos e palestras destinados às pessoas com deficiência visual e com baixa visão e; o Cine Braille, com exibição de filmes com audiodescrição.


Voluntariado:

O Setor Braille conta com o apoio de voluntários que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações. Para se tornar voluntário é necessário comparecer ao Setor e preencher formulário próprio. Os voluntários são convidados a contribuir de acordo com a disponibilidade de tempo e demanda dos leitores.


Acesso:

Para se cadastrar no Setor Braille é necessário apresentar:
• RG - Registro Geral - (no caso de criança, trazer também o RG ou certidão de nascimento do menor);
• Comprovante de residência recente;
• Contribuição de R$3,00 (três reais)


Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta-feira de 08h às 18h.
Sábado de 8h às 12h (Funcionamos o 1°, 3° e 5° sábados do mês)
Localização: Praça da Liberdade, 21. Funcionários - Belo Horizonte, MG.
Contatos: Tel.: (31) 3269-1218 e (31) 3269-1222

Nenhum comentário:

Postar um comentário