segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Programação de fevereiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO DO SETOR BRAILLE DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

Clube de Leitura
Estamos organizando um Clube de Leitura de livros de literatura. O ideia é escolhermos 3 livros para leitura e debate em 2014. Para isso faremos uma reunião para discutirmos quais livros leremos e nos organizarmos para solicitá-los em Braille à Fundação Dorina Nowill. Os interessados estão convidadíssimos para aparecer no dia 8 de fevereiro, sábado, às 9h30min. Público-alvo: pessoas com deficiência visual e voluntários do Setor Braille.

Cine Braille
Dia 12 de fevereiro, às 14h30min, no Teatro da Biblioteca, daremos início ao Cine Braille de 2014. O filme escolhido por voltação foi “O homem que copiava”, uma comédia, com 2h3min de duração. Todos estão convidados a assistir ao filme com audiodescrição e logo após, teremos um bate-papo sobre o filme com Ronaldo Toledo, apreciador da sétima arte. Segue sinopse do filme:
André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observar com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe. 
Público-alvo: pessoas com deficiência visual e voluntários do Setor Braille.

Saber em Foco – Preparando-se para concursos públicos
Convidamos todos que tem interesse em passar em concursos públicos para participar da palestra “Preparando-se para concursos públicos”, com o delegado de Polícia Federal e professor do Supremo Concursos, Bruno Zampier. Será dia 24 de fevereiro, segunda-feira, às 14h30min, no Setor Braille. Interessados devem se inscrever por email ou por telefone – 3269-1218. Vagas limitadas. Público-alvo: pessoas com deficiência visual.
Esta será a primeira palestra do Saber em Foco, que a cada dois meses receberá um palestrante para discutir temas de interesse das pessoas com deficiência visual. Sugestões de temas são bem-vindas. Em abril teremos uma palestra sobre Aposentadoria Especial.

O que vem por aí...
Clube de Xadrez
O voluntário, Sr. Pedro Borges, está convidando para a criação de um Clube de Xadrez. Ainda não temos o cronograma dos encontros, só que acontecerá aos sábados pela manhã. Se você tem interesse em aprender a jogar xadrez e elaborar estratégias de jogos que desafiam o raciocínio, entre em contato conosco para deixar seu nome e telefone. Precisamos saber também quem tem tabuleiro adaptado para pessoas com deficiência visual e pode trazer para os encontros. A Biblioteca possui dois, o que nos permite abrir apenas 4 vagas para jogadores. Público-alvo: pessoas com deficiência visual.

Curso Direito Constitucional
O usuário Ricardo Vieira está propondo a criação de um curso sobre a Constituição Brasileira, enfocando as questões que mais caem em concursos públicos. Gostaríamos de saber quem tem interesse em participar. As datas ainda não estão fechadas, mas devem ser em torno de 4 encontros, aos sábados. Haverá material didático em Braille. Público-alvo: pessoas com deficiência visual.

Português para Concursos
Ainda na perspectiva de estudos para concursos, estamos planejando criar um grupo para estudar Português. A voluntária Beth Murta possui experiência com preparação para concursos e se prontificou a estudar conosco. Interessados devem responder por email, braille.sub@cultura.mg.gov.br, se apresentando e informando quais os melhores dias e horários para esse grupo. Público-alvo: pessoas com deficiência visual.

Cursos de línguas estrangeiras
Estamos realizando uma primeira sondagem sobre interessados em aprender línguas estrangeiras, inglês e espanhol, nível básico. Gostaríamos de criar uma turma e precisamos saber quem tem interesse. Estamos trabalhando na adaptação de métodos e material didático para atender às pessoas com deficiência visual. Interessados, por favor, se manifestem por email ou telefone. Público-alvo: pessoas com deficiência visual.

Informações sobre quaisquer das atividades acima: 3269-1218, de segunda a sexta, de 8h às 18h e aos sábados, de 8h às 12h. Email: braille.sub@cultura.mg.gov.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário